Talvez você esteja se sentindo desmotivado para fazer coisas que gosta, esteja se sentindo deprimido e pareça que está arrastando os pés na lama...
…mas isso é depressão? Você não precisa ficar triste? Continue lendo para descobrir.
Aproximadamente 5% da população brasileira com mais de 15 anos preencheram os
critérios para transtorno depressivo maior no ano passado.
Neste blog, abordarei os sintomas da depressão.
Não são apenas altos e baixos
Muitos passam por altos e baixos e erroneamente chamam os baixos de depressão. Na depressão clínica ou transtorno depressivo maior, seu humor é triste ou baixo, ou você pode sentir falta de interesse ou prazer nas coisas que costumava gostar. O mau humor ou a falta de interesse devem estar presentes pelo menos 50% do tempo durante um período de 2 semanas.
Mudanças na alimentação
Olhar para um prato cheio de comida sem vontade de comer é comum para alguns. Enquanto para outros, eles se sentem como um poço sem fim desejando doces e alimentos ricos em carboidratos. A mudança na alimentação leva a uma mudança de 5% no peso no último mês.
O sono é afetado
Pessoas com depressão geralmente têm dificuldade para adormecer, permanecer dormindo ou ter uma noite de sono reparador. Outros podem sofrer de hipersonia, onde dormem por muito mais tempo do que planejam.
O sono é afetado
Pessoas com depressão geralmente têm dificuldade para adormecer, permanecer dormindo ou ter uma noite de sono reparador. Outros podem sofrer de hipersonia, onde dormem por muito mais tempo do que planejam.
Sentimentos Negativos
A depressão faz as pessoas acreditarem que são inúteis, sem valor e as deixa sentindo-se culpadas. Normalmente, as pessoas também se sentem cansadas, lentas, inquietas ou agitadas.
Pensamento suicida
Pensar na morte, ou desejar que você estivesse melhor morto é um sintoma típico de depressão. Ação deve ser tomada se os pensamentos se transformarem em planos ou intenções de acabar com sua vida. Se alguma vez sentir fortes impulsos ou intenções, disque 911 ou vá ao departamento de emergência mais próximo.
Obtendo ajuda
Se você quiser descobrir se tem depressão clínica, procure um profissional treinado em sua área para uma avaliação. Você não precisa ter todos esses sintomas para ter depressão, mas precisa ter alguns deles. Obter ajuda cedo é uma das coisas mais fortes e corajosas que você pode fazer quando sente que a depressão está tomando conta. A depressão ou o estigma social podem dizer que obter ajuda é fraqueza, mas isso está errado. É preciso ser uma pessoa corajosa e forte para ser vulnerável e pedir ajuda. Procure recursos em sua área local para obter ajuda.