Você tentou fazer uma reclamação e o seu parceiro apenas protestar ou da desculpas? Ou talvez ele tenha virado o problema para você?
Ter um parceiro respondendo com atitude defensiva é difícil. Aqui estão algumas dicas para ajudar a promover uma comunicação mais saudável.
Atitude defensiva?
Defensividade é responder ao seu parceiro como se estivesse se defendendo de um ataque. Isso pode ser feito por:
- Bancar a vítima inocente (dando desculpas ou choramingando).
- Usando indignação justa e contra crítica.
Esse é um padrão importante a ser reconhecido e trabalhado para mudar, porque ele corrói sua comunicação e é um fator de deterioração do relacionamento e divórcio.
As pessoas geralmente ficam na defensiva quando:
As pessoas geralmente ficam na defensiva quando:
- Sintam-se criticado.
- Sintam-se envergonhado ou sente que não são bons o suficiente.
- Cresceram em um sistema familiar em que a atitude defensiva era a forma como viam os outros reagirem.
- Cresceram em um sistema familiar em que a atitude defensiva era a forma como viam os outros reagirem.
- Descobri que dar desculpas ou reclamar funcionou no passado.
1. Preste atenção em como você levanta uma questão.
Se você critica seu parceiro, usa culpa, demonstra desprezo ou faz suposições negativas sobre seu parceiro, é provável que ele fique na defensiva. A maneira como você levanta a questão importa.
Considere as seguintes maneiras de apresentar uma reclamação.
O problema é que você tem um bebê de 3 meses, vocês dois estão exaustos e precisam de pelo menos 6 horas de sono seguidas para poderem se sentir humanos novamente.
2. Pergunte se é um bom momento para conversar.
3. Prepare seu parceiro para a resposta que você está esperando.
A maioria das pessoas não tem certeza do que fazer quando o parceiro apresenta um problema. Um impulso comum é tentar consertar o problema. Mas, se não conseguirem consertar o problema, provavelmente ficarão na defensiva.