Nós discordamos tanto. Será que somos mesmo compatíveis?
Todo relacionamento tem problemas. Sério. Quando surge um conflito, muitos casais procuram terapia se perguntando se são compatíveis, se devem ficar juntos. Pode ser uma agonia amar tanto alguém e ainda ter essas dúvidas, ou lembrar de como você costumava estar apaixonado e se sentir inseguro se ainda está.
O Único para Você
Recentemente assisti The One na Netflix. A premissa da série (se você não viu), é que você pode testar seu DNA para encontrar seu par perfeito – alguém que você tem garantia científica de amar. The One conta as histórias de vários casais que combinam e se apaixonam rápida e apaixonadamente. Rebecca Webb é uma das cientistas fundadoras. Ela e um colega colocaram o DNA de Rebecca no sistema para descobrir se sua teoria de correspondência realmente funciona. Ela se encontra em uma praia arenosa em um bar, conversando com um barman. A conexão é palpável, e a conversa flui facilmente. É como se eles não conseguissem tirar os olhos um do outro. Rebecca pede que seu par venha morar com ela. Embora eles estejam profundamente apaixonados, seu par também ama seu irmão, que é sua única família, e que não quer se mudar. Ele a ama, mas esse amor não é suficiente. Eles não conseguem resolver sua incompatibilidade, então eles terminam. Outras almas gêmeas combinadas em The One lidam com casos, mentiras e traições, apesar do amor garantido. Agora, é claro, isso é um programa de TV e não realidade, mas destaca a importância da compatibilidade.
Por que a química no namoro precoce é diferente de ser compatível
Os casais em The One definitivamente têm uma ótima química desde o começo, mas isso não é o mesmo que serem compatíveis a longo prazo. No início do namoro:
- Seu cérebro é inundado de neurotransmissores que geram excitação e
atenção.
- Você experimenta uma euforia natural, fazendo sua mente ir a um milhão de milhas por minuto. Também aumenta sua prontidão para fazer sexo.
- Quando você deixa seu parceiro, você experimenta uma diminuição na
serotonina, deixando você com um aumento de pensamentos ansiosos e
obsessivos
Todas essas reações químicas fazem com que vocês se sintam compatíveis desde o início, mas é muito cedo para dizer se vocês têm compatibilidade para um relacionamento duradouro.
5 componentes de compatibilidade em relacionamentos de longo prazo
- Crenças e valores: Vocês têm crenças e valores semelhantes o suficiente.
- Metas: Vocês compartilham metas semelhantes para o futuro.
- Boa amizade: Uma sensação de ser conhecido pelo seu parceiro, conhecer seu parceiro e desfrutar de fazer coisas juntos. Saber que você é apreciado pelo seu parceiro e que você gosta dele.
- Gerenciando conflitos: Uma sensação de que ambos estão dispostos a abordar conflitos como uma equipe. Vocês trabalham para abordar conflitos inevitáveis respeitosamente para proteger um ao outro e seu relacionamento.
- Demonstrando Amor: Vocês dois estão dispostos a amar um ao outro da maneira que cada um quer ser amado. Vocês dois mostram o quanto gostam um do outro por meio de palavras e ações.
Amar alguém pode ser profundamente vulnerável. É difícil, porque a vida real é confusa. Se você tem essa base de compatibilidade, quando você tem esses conflitos inevitáveis, você pode mais facilmente passar a fazer as pazes, perdoar e reparar e voltar a aproveitar as partes boas do amor mais rápido – as partes onde parece que você tem um lugar seguro para pousar, alguém para ir para casa, um lugar para pertencer.