Por que meu parceiro está na defensiva e como posso ajudar?
Você tentou fazer uma reclamação e o seu parceiro apenas protestar ou da desculpas? Ou talvez ele tenha virado o problema para você?
Ter um parceiro respondendo com atitude defensiva é difícil. Aqui estão algumas dicas para ajudar a promover uma comunicação mais saudável.
Primeiro, o que é atitude defensiva?
Defensividade é responder ao seu parceiro como se estivesse se defendendo de um ataque. Isso pode ser feito por:
- Bancar a vítima inocente (dando desculpas ou choramingando).
- Usando indignação justa e contra crítica.
Esse é um padrão importante a ser reconhecido e trabalhado para mudar, porque ele corrói sua comunicação e é um fator de deterioração do relacionamento e divórcio.
As pessoas geralmente ficam na defensiva quando:
- Sintam-se criticado.
- Sintam-se envergonhado ou sente que não são bons o suficiente
- Cresceram em um sistema familiar em que a atitude defensiva era a forma como viam os outros reagirem.
- Descobri que dar desculpas ou reclamar funcionou no passado.
Aqui estão algumas dicas sobre como comunicar um problema ao seu parceiro, especialmente se ele costuma responder na defensiva.
- Levante as questões com delicadeza
- Cronometre bem
- Compartilhe suas expectativas
1. Preste atenção em como você levanta uma questão.
Se você critica seu parceiro, usa culpa, demonstra desprezo ou faz suposições negativas sobre seu parceiro, é provável que ele fique na defensiva. A maneira como você levanta a questão importa.
Considere as seguintes maneiras de apresentar uma reclamação.
O problema é que você tem um bebê de 3 meses, vocês dois estão exaustos e precisam de pelo menos 6 horas de sono seguidas para poderem se sentir humanos novamente.
Apresentação 1:
Você não está ajudando! Você nunca considera o quão exausto eu estou. Você só está pensando em si mesmo e em quanto sono precisa.
Apresentação 2:
Querida, estou exausta. Ter um bebê de 3 meses é tão difícil. Podemos conversar sobre como posso dormir 6 horas seguidas sem interrupções? Eu realmente preciso disso.
Qual deles você acha que deixaria alguém mais na defensiva?
Se você quer ser ouvido, pense bem sobre como levantar uma questão sem levantar as defesas do seu parceiro.
2. Pergunte se é um bom momento para conversar.
Um erro que vejo muitas pessoas cometerem é presumir que seu parceiro está livre para ter uma conversa difícil.
É comum ter um problema e começar a compartilhá-lo com seu parceiro quando você pensa nele e esperar que ele responda bem.
Ser um bom ouvinte e responder bem é uma prática que exige que você coloque seus próprios pensamentos e sentimentos em segundo plano e apenas ouça o que seu parceiro está dizendo. Isso é desafiador de fazer. Especialmente quando você está no meio de outra coisa.
Para se preparar para o sucesso, você pode dizer: “Ei, eu quero bater um papo, agora é um bom momento?” Dê a eles a chance de dizer sim ou não. Trabalhem juntos para encontrar um momento em que vocês possam expor seu problema e eles possam ser bons ouvintes.
3. Prepare seu parceiro para a resposta que você está esperando.
A maioria das pessoas não tem certeza do que fazer quando o parceiro apresenta um problema. Um impulso comum é tentar consertar o problema. Mas, se não conseguirem consertar o problema, provavelmente ficarão na defensiva.
Antes de levantar uma questão, pense no que você espera do seu parceiro.
- Você está procurando ajuda para resolver o problema imediato?
- Você está procurando a ajuda deles para resolver o problema daqui para frente?
- Você só quer ser ouvido?
- Você está esperando que eles assumam a responsabilidade?
Se você disser ao seu parceiro o que você quer dele, aumentará as chances de conseguir.
No final das contas, você não consegue fazer seu parceiro responder sem ficar na defensiva. Ocasionalmente, o padrão de ficar na defensiva é tão arraigado que terapia de casal ou terapia individual é necessária para ajudar a fazer a mudança.
Mas para dar a melhor chance ao seu parceiro defensivo, você pode se concentrar em como e quando você apresenta os problemas e tentar direcionar sua comunicação para um caminho melhor.