Ver seu parceiro sofrer é incrivelmente doloroso e faz você se sentir impotente.
Às vezes, você pode transbordar empatia e querer aliviar a dor deles, mas em outros momentos você pode ficar frustrado com o mau humor e a falta de motivação deles.
Uma das coisas mais difíceis de fazer é amar alguém durante a depressão.
Aqui estão 6 dicas para ajudar você a apoiar seu parceiro durante a depressão.
Pergunte ao seu parceiro como ele quer ser apoiado
Em vez de adivinhar como ajudar, pergunte se há uma maneira de apoiá-los. Eles podem não saber, e isso é normal. Mas se souberem, tente seguir a sugestão deles e veja o que acontece.
Ouvir
Não tente resolver a depressão. Apenas escute. Use habilidades de escuta como refletir sobre o que eles estão dizendo e sentindo, ou validação. Fique longe de conselhos ou resolução de problemas (a menos que eles perguntem).
Abraçar
Quando você se aconchega com alguém que você gosta, isso ajuda a lidar com o estresse. O corpo libera hormônios do estresse chamados ocitocina, dando uma sensação calmante. Pode ajudar a promover sentimentos amorosos ou até mesmo a adormecer.
Agendar datas semanais
Não importa há quanto tempo vocês estão juntos, sair para encontros aumenta a satisfação no relacionamento. Pegue seus calendários e encontre tempo para uma conexão individual. O parceiro que está passando por depressão pode não querer fazer algumas das coisas que fazia antes, mas se comprometer com passeios simples fora de casa.
Construa uma cultura de apreciação
A depressão faz as pessoas acreditarem que são inúteis, inúteis e as deixa se sentindo culpadas. Expresse apreciação genuína por algo sobre elas ou algo que elas fizeram. Encontre um adjetivo que você aprecie e vincule-o a uma história de um exemplo específico. Por exemplo, você é tão prestativo. Quando você fez o almoço para mim hoje, tornou meu dia mais fácil.
Saiba quando mais ajuda é necessária
Você não causou, não pode curar e não pode controlar a depressão em seu parceiro. Quando nada parece estar funcionando ou eles estão em sofrimento significativo, obtenha ajuda profissional qualificada. Se seu parceiro estiver ameaçando ativamente acabar com sua vida, ou com a vida de outra pessoa, leve-o ao departamento de emergência mais próximo o mais rápido possível.